quarta-feira, 3 de outubro de 2012

A hora das ideias?

"Grandes mentes discutem ideias
Mentes médias discutem factos
Mentes fracas discutem pessoas".

Esta citação é atribuída a Anderson Martin mas não se sabe,com rigor, a quem, originariamente pertence. Pouco importa isso! O importante é que estamos numa altura ( não é sempre altura para isso?) de discutir ideias.
É certo que vemos por aí afirmações que parecem querer fazer-nos acreditar que não há nada para discutir; que os caminhos são únicos e inevitáveis. É por isso que é preciso e urgente reinventar caminhos.
Não tenhamos dúvida: são os pensamentos que mudam o Mundo! Pensamentos precisam-se!!!!Mas "pensar" aprende-se, até porque as ideias quase nunca são um processo " arquimedaico" dum "Eureka" saído do nada. Tiremos as ilusões: pensar e "ter ideias", o processo dito "criativo", dá muito trabalho e exige muito esforço.
Com a ostracização que, na nossa escola, as disciplinas fora daquilo a que se chama, área"técnico-científica" foram votadas, o aprender a pensar ficou comprometido. E logo agora em que todas as zonas do "saber" parecem ter encontrado "pontes" entre si!
Citemos Miguel Torga a propósito da pobreza que é, não ser capaz de refletir sobre múltiplos assuntos. Dizia o médico e escritor: " Quem só sabe de Medicina e tudo sabe de Medicina, nem médico sabe ser".

Sem comentários:

Enviar um comentário